VYGOTSKY E O COTIDIANO DA SALA DE AULA



“Como um indivíduo só existe como um ser social, como um membro de algum grupo social em cujo contexto ele segue a estrada do desenvolvimento histórico, a composição de sua personalidade e a estrutura de seu comportamento reveste-se de um caráter dependente da evolução social cujos aspectos principais são determinados pelo grupo.”
 
Na afirmativa de Vygotsky o sentido da existência humana está em viver em sociedade, pois o homem é um ser social e como tal ele se constrói como pessoa. A construção da identidade humana se dá no âmbito da coletividade, construindo a personalidade e estruturando seu comportamento.
O desenvolvimento histórico do homem é construído em grupo. Como a teoria de Vygotsky bem defende a educação é a chave para a transformação do homem. É, importante elencar que a sala de aula é um recorte do mundo, um espaço onde vivências acontecem, e as relações humanas florecem, portanto este é um espaço para ser explorado, onde diálogos e desafios precisam ser realizados, onde a diversidade é real e deve ser vivenciada, considerada e respeitada. É neste espaço que muitas contextualizações e visões de mundo se encontram, e neste espaço crescemos, aprendemos, mudamos e nos transformamos. Um espaço que oportuniza o desenvolvimento do senso crítico, da conscientização e da criticidade.
Assim aprendemos a lhe dar com todos os tipos de ideias e diferenças, aprendemos a falar, a pensar... . No espaço da sala de aula cada um se reconhece no outro como parte do grupo, passando a incorporar um pouco de si mesmo nesta coletividade, ao mesmo tempo que absorve para si características do grupo, isto significa que juntos maior benefício terá a nossa aprendizagem, pois uma atividade realizada com o outro é essencial para construirmos a nossa própria identidade. Penso que no grupo ninguém sabe mais e nem menos, todavia todos podem contribuir reciprocamente para a construção do conhecimento, ao qual passa a ser um patrimônio histórico-social.
Pensar sobre Vygotsky, é pensar uma nova visão de homem e de mundo, é se reportar a escola e ao campo educacional, revendo nossas práticas e nossas próprias convicções. Muitas coisas não são realizadas coletivamente na escola, muita atividade na maioria das vezes é individual. Todavia, segundo Vygotsky o aluno interage a partir de experiências e constrói a partir de conexões entre experiências e conhecimento anterior. Tais questões devem ser levadas em consideração na sala de aula, pois da interação e das conexões dependem as atividades em grupo para que realmente aconteçam. Tais atividades devem ser desafiadoras, inovadoras, provocadoras de desiquilíbrio, problematizadoras ... .pois as experiências sociais marcam o ensino-aprendizagem.
Na visão de Vygotsky temos que saber o tipo de ser humano que pretendemos formar, alguém que modifique a si próprio e também o meio em que vive, que seja capacitado para atuar em qualquer contexto social, e que tenha reflexão critica e autonomia de ser o sujeito da sua história consciente e participativo.

Ana Lucia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lev Semenovich Vygotsky

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO LIVRO DIGITAL

ebooks e eReades